A Educação Brasileira busca formar cidadãos críticos capazes de construírem uma sociedade justa, solidária, promovendo o bem- estar de todos. Partindo destas metas estabelecidas no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009 e na Resolução Nº 5, de Dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é que a Escola Sonho de Criança visa cumprir sua função sociopolítica e pedagógica.
As instituições de Educação Infantil devem possibilitar aprendizagens pautadas nos princípios: éticos, políticos e estéticos, tal como dispõe o artigo 6º das DCNEI (Resolução CNEI/CEB Nº05/09). A Educação Infantil, como a primeira etapa da Educação Básica, deve proporcionar às crianças a possibilidade de constituir sua identidade, seus valores, conhecimentos e significados de forma singular e plural.
Para a Educação Infantil, a participação na elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica significa estabelecer relações de continuidade entre as etapas da educação e fazer sua efetiva integração ao Sistema Nacional de Educação. Também consiste em uma importante oportunidade para o fortalecimento das concepções curriculares que vem sendo construídas ao longo da história da etapa.
Na Educação Infantil, a BNCC deve garantir, em primeiro lugar, os direitos de aprendizagem aos meninos e meninas, fundamentados na concepção das crianças como cidadãos de direitos, como sujeitos ativos, criativos, competentes e com saberes. Os direitos de aprendizagem das crianças derivam dos eixos das interações( conviver e participar), da brincadeira( brincar e explorar) e da construção identitária ( conhecer-se e expressar).
A Escola Sonho de Criança trabalha coletivamente para possibilitar a TODAS as crianças matriculadas na instituição, incluindo os educandos com deficiência o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens. Garantindo o direito à proteção, à saúde, a liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e a interação com outras crianças.
A organização das atividades a serem desenvolvidas com as crianças da escola está baseadas na Proposta Pedagógica elaborada pela instituição, que são aperfeiçoadas na prática cotidiana à medida que os professores e os demais integrantes da comunidade educativa refletem sobre aquela prática e buscam aprimorá-la. A Educação Infantil deve contribuir firmemente para que a infância seja vivida de forma intensa e prazerosa no presente.
Portanto, este documento foi pensado, discutido e construído coletivamente e é apresentado como ferramenta fundamental para estruturar um trabalho educativo de qualidade.
A criança é um ser ativo desde o seu nascimento. O contato do bebê com o meio humano o faz assimilar e experimentar as primeiras aprendizagens. Durante toda a infância a criança processa informações, constrói conhecimentos e se expressa desenvolvendo seu pensamento. Tendo como principais princípios a interação e a brincadeira a Escola Sonho de Criança se baseia nas DCNEI que propõe que as Escolas de Educação Infantil promovam experiências que:
Art. 9º
I- Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II- Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio, por elas, de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III- Possibilitem ás crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V- Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI- Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem- estar;
VII- Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
VIII- Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças, em relação ao mundo físico e social, ao tempo e a natureza;
IX- Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança teatro, poesia e literatura;
X- Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
XI- Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.
A Educação deve ser prazerosa, lúdica e desafiadora. Entretanto essas ações devem ser desenvolvidas e fundamentadas em embasamentos teóricos que possam subsidiar o processo de ensino aprendizagem. Essa proposta está baseada nos seguintes teóricos: Jean Piaget, Vygotsky, Freinet, Wallon, Emília Ferreiro, Howard Gardner dentre outros. A Escola Sonho de Criança busca trabalhar com uma proposta construtivista com caráter sócio interacionista.
Segundo Emília Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças”. A escola precisa está preparada para desenvolver as crianças no todo, pois assim como Jean Piaget defende que o conhecimento seria o resultado de interações que se produzem entre o sujeito que conhece e o objeto a serem conhecido, as crianças aprendem interagindo com o meio que ela está inserida e com as relações que a mesma tem com outros indivíduos, não deixando de lado nesse processo de aprendizagem as emoções, já que a mesma tem papel preponderante no desenvolvimento do ser humano como defende Henri Wallon. É por meio das emoções que a criança expõe seus desejos e vontades e colocando-as em contato com uma variedade de estímulos e experiências, as mesmas se desenvolvem integralmente.
A aprendizagem é o centro do nosso processo pedagógico. Portanto a Escola Sonho de Criança defende não apenas o ensino de conteúdos, mas também de: valores, atitudes, conceitos e competências que irão contribuir para a formação integral de cada individuo.
Os objetivos da Escola Sonho de Criança estão baseados nas DCNEI( Brasil, 2009) que definem as orientações para a primeira etapa da Educação Básica. Sendo assim o Objetivo Geral:
Garantir que os espaços vividos pelas crianças sejam seguros e proporcionem experiências diversas por meio da rotina, das interações, das brincadeiras e das linguagens capazes de promoverem aprendizagens significativas para os educandos.
Os objetivos específicos são:
* Considerar que o trabalho da Educação Infantil envolve o compartilhamento com as famílias e a necessidade de se estabelecer a comunicação cotidianamente;
* Promover a formação participativa e crítica das crianças;
* Garantir uma experiência bem sucedida de aprendizagem a todas as crianças e lhes proporcionar oportunidades para o domínio de conhecimentos básicos;
* Possibilitar as crianças apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade;
* Ampliar as possibilidades da criança se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo.
Destacamos que a Proposta Pedagógica da Escola Sonho de Criança foi construído coletivamente, com diferentes olhares pedagógicos e de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade, que apesar de revisada a mesma precisa ser aprimorada a cada ano, buscando sempre uma educação de qualidade e que possa atender as necessidades do seu corpo escolar vigente.